Conheça a tecnologia RFID

Tecnologia que facilitando o processo de identificação de produtos, animais ou mesmo pessoas

Públicado em 27/04/2015

Categoria Dicas e Informações

Por CASA Automação

Como prometemos anteriormente estaremos explicando a tecnologia RFID, que foi um dos destaques da Autocom 2015.

RFID (acrônimo para Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência) é uma tecnologia vem sendo estudada para facilitar todo o processo de identificação de produtos, animais ou mesmo pessoas.

A tecnologia se baseia em um chip, geralmente em uma etiqueta, que envia determinadas informações para um receptor em específico e este então realiza o processamento dos dados coletados.

Um exemplo nos ajuda a compreender melhor

Imagine uma loja de roupas, cada peça disponível possui uma etiqueta com o chip RFID. No ato da compra não é realizada a leitura de nenhum código de barras, somente é necessário colocar as peças escolhidas próximo a um receptor.

Este receptor pode se encontrar sobre o balcão de vendas, por exemplo.

Estão presentes no chip inúmeras informações sobre o produto como o preço, fabricante, nome ou mesmo a descrição deste. E podemos utilizar essas informações não só no ato da compra, mas sim a qualquer momento, um exemplo disso seria um balcão de informações sobre os produtos de interesse do cliente, onde o mesmo teria todas as informações do que esta pretendo comprar.

Loja

Mas isso não seria o código de barras propriamente dito?

Não, pois no código de barras esta presente somente uma informação para auxiliar o sistema da loja a identificar o produto e em um chip RFID encontramos muito mais que isso. As informações que o chip RFID fornece depende muito do modelo, aplicação e fabricante do chip.

Algumas aplicações possíveis

Pagamento via celular: Através da identificação dos sinais, o seu banco receberá os dados de sua compra, descontando em sua conta bancária ou informando o valor em sua próxima fatura.

Identificação biométrica: Pode ser utilizada para criar um único documento de identificação do cidadão, dispensando assim que este tenha que carregar inúmeros documentos já que todos as suas informações estão presentes no chip.

Loja

Controle de estoque: Outra aplicação em supermercados e lojas seria para controle de estoque. Com etiquetas RFID presentes em todos os produtos, através das ondas de rádio seria possível ter um relato completo e preciso de tudo que está em estoque.

Rastreamento de cargas: Empresas de transporte e logística já vêm implantando o sistema de RFID para rastrear suas cargas.

Pagamento em trânsito: “Modalidade” de pagamento aplicada a pagamentos no trânsito, na cobrança de pedágios e estacionamentos.

Rastreamento de animais: Além do controle de gado, por exemplo, pode-se utilizar essa tecnologia para rastrear animais domésticos ou mesmo animais em risco de extinção.

Modalidades esportivas: Controle do tempo de cada volta de uma carro de corrida em um circuito.

Caso tenha alguma dúvida ou mesmo interesse em utilizar essa tecnologia entre em contato conosco que ficaremos felizes em lhe ajudar.