Você sabe a diferença entre lucro real, presumido e simples nacional? - Parte 3

Explicaremos hoje o que é o lucro real

Públicado em 24/07/2015

Categoria Dicas e Informações

Por CASA Automação

Explicaremos de uma forma mais clara a diferença entre as três formas mais comuns de apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Assim como feito nas últimas postagens do blog(parte 1 e parte 2), para que não fique muito extenso vamos dividir nossa matéria em algumas postagens e na de hoje explicaremos o lucro real.

Lucro Real

Na opção do lucro real o IRPJ é calculado mediante a apuração da receita liquida da empresa, ou seja, todo o capital que entra na empresa é monitorado e usado no calculo.

Nesta opção o contribuinte paga seus tributos exatamente proporcional ao que recebe de receita, e esta não possui limite máximo de receita. Recomendamos que procure um contador de sua confiança para informações mais precisas sobre como sua empresa seria afetada caso estivesse no lucro real.

A empresa que escolhe o lucro real pode optar entre lucro real anual e lucro real semestral.

Ainda não acabou....

Existe ainda opção MEI e o Lucro Arbitrado para explicarmos o funcionamento, mas isso ficará para uma próxima postagem.

 

Recomendamos que procure por um contador de sua confiança antes de optar por qualquer uma das opções apresentadas. Não nos responsabilizamos por qualquer decisão equivocada.