Conhecendo a NF-e

Saiba um pouco mais sobre a Nota Fiscal Eletrônica e sua importância!

Públicado em 23/02/2015

Categoria Dicas e Informações

Por CASA Automação

Visando reduzir o espaço ocupado e o investimento necessário para manter o local de armazenamento das notas fiscais emitidas pelas empresas, bem como garantir a integridade das mesmas surgiu a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Totalmente digital a NF-e traz mais segurança para as empresas, contabilidades e para o governo. Confira algumas dicas e informações básicas sobre a NF-e.

Certificação Digital

Para que se possa emitir uma nota fiscal eletrônica junto ao governo a empresa em questão deve possuir uma assinatura, chamado de Certificado Digital. É com este certificado que o sistema do governo identifica e confirma a identidade da sua empresa junto a Receita Federal, evitando também com isso fraudes.

Não basta somente possuir o certificado, a empresa também deve estar em dia com a Receita Federal para que possa emitir a NF-e. O certificado também é utilizado para realizar consultas das notas fiscais já emitidas, ou seja, o Certificado Digital é indispensável.

Integridade

Integridade da NF-e

Para garantir a total integridade de cada nota fiscal eletrônica emitida é impossível alterar os dados da mesma após sua emissão, mas em alguns casos é possível utilizar algumas alternativas como forma de correção:

Nota Fiscal Complementar, pode ser emitida para acrescentar dados e valores antes não informados no documento fiscal original. Nota Fiscal de Ajuste, tem como objetivo identificar as notas fiscais emitidas para fins de ajustes na escrituração, por exemplo dados do cliente.

Carta de Correção, existem algumas informações que devem ser "preenchidas" por quem emite uma NF-e e que em alguns casos acaba-se cometendo enganos, por exemplo, o "campo" CFOP. Suponhamos que no momento da emissão foi informado um valor errado neste campo e se passou o prazo de 24 horas para realizar o cancelamento da nota, neste caso entra a Carta de Correção, pois não é alterado o valor da nota somente um código.

Quando existir a necessidade de alterar algo além do já explicado em uma nota fiscal já emitida esta deve ser cancelada junto a Receita Federal e então emitir uma nova com os dados corretos.

A nota fiscal eletrônica possui uma numeração crescente que a torna única. Mesmo que uma nota fiscal seja cancelada sua numeração não poderá ser utilizada novamente.

Mas o que é DANFE?

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal (DANFE) é a representação gráfica de uma nota fiscal eletrônica, o DANFE não é a NF-e. No DANFE estão contidas algumas informações da NF-e como o número identificador, o código de barras (utilizado para a consulta online).





Fonte: Receita Federal, Jornal Contabil.