De onde vem o preço da gasolina?

Entenda como é feita a composição do preço da gasolina

Públicado em 26/02/2015

Categoria Dicas e Informações

Por CASA Automação

Ao contrário do que muitos pensam o preço da gasolina não depende somente da Petrobras, existem múltiplos fatores que fogem da responsabilidade da mesma, como por exemplo, a carga tributária ou mesmo a concorrência entre os postos de combustível da região.

O preço que chega ao cliente final é formado por algumas parcelas básicas, estas são:

Preço médio da gasolina

Como já explicado existem inúmeros fatores que influenciam no preço da gasolina. O valor do combustível no Brasil se alinha com os preços de diversos países.

  • Margem Bruta/Distrib./revendedor: representa as margens de comercialização que oscila em função do mercado local de venda dos combustíveis.

  • Tributos: representa a carga tributária que é a maior responsável pela diferença dos preços entre os países.

  • Realização Refinaria: representa o preço da refinaria sem impostos.

  • Álcool anidro: representa o preço da porcentagem de 25% de álcool anidro previsto pelo Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (CIMA).

Álcool na gasolina?

Não só o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mas também a resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (CIMA) obrigam as distribuidoras a fazerem a adição do álcool anidro na gasolina.

Este processo de adição de álcool, porcentagem de 25% da gasolina, é realisado em bases e terminais das distribuidoras. Esta adição proporciona ao combustível final uma maior octanagem.

Fonte: Petrobras