Impostos, o que são e porquê tão altos?

Entenda como funciona o sistema tributário brasileiro

Públicado em 09/03/2015

Categoria Dicas e Informações

Por CASA Automação

Pra que impostos?

É com os impostos que o governo arrecada dinheiro para proporcionar a população serviços de qualidade e manter a infraestrutura necessária. Ao menos na teoria. Infelizmente na maioria dos casos quando o cidadão brasileiro necessita ou almeja determinado serviço público de qualidade acaba tendo que recorrer ao setor privado, ou seja, além de pagar a alta carga tributária deve pagar novamente para ter o serviço que é de responsabilidade do governo.

No Brasil

Para termos uma ideia, no Brasil, ao compararmos a carga tributária com o PIB(Produto Interno Bruto) chegaremos a proporção de 36,3%, simplificando, pagamos em impostos mais de um terço de tudo que produzimos.

A dimensão da quantidade de impostos também fica evidente quando verificamos a quantidade de impostos embutidos em cada produto, confira a lista:

Produto

Impostos (%)

Arroz17%
Açúcar32%
Farinha de trigo17%
Óleo de cozinha38%
Água38%
Carne Bovina17%
Feijão17%
Frutas22%

Produto

Impostos (%)

Gasolina53%
Diesel41%
Café20%
Macarrão18%
Gás de Cozinha34%
Leite19%
Manteiga36%
Pão francês17%

(Esses valores estão sujeitos a variações ao longo do tempo)

É essa alta carga tributária que determina grande parte dos valores cobrados pelas empresas para vender seus produtos ou prestar seus serviços.

O valor tributário varia tanto de produto para produto pelo fato de que cada segmento produtivo é afetado por encargos diferentes pelas três esferas do governo brasileiro.



Fonte: G1, FIEP