Novo prazo da operação concorrência leal 2

A pedido das lideranças contábeis, a Secretaria da Fazenda prorrogou o prazo para os contribuintes que apresentaram irregularidades na operação providenciarem as retificações

Públicado em 02/06/2015

Categoria Dicas e Informações

Por CASA Automação

No dia 28 de maio a Secretaria de Fazenda decidiu aceitar a prorrogação do prazo de adequação das empresas do Simples Nacional que apresentaram irregularidades na operação Concorrência Leal 2.

O novo prazo é dia 31 de julho de 2015, ou seja, um mês e meio a mais em comparação ao antigo prazo, dia 15 de junho de 2015.

Concorrência Leal 2

A operação Concorrência Leal 2, nada mais é do que a segunda etapa da operação Concorrência Leal ocorrida no final de 2012.

Para que possamos entender melhor essa operação basta lembrar que o Simples Nacional é divido em faixas de impostos e cada empresa contribuinte é alocada em uma faixa compatível com o seu faturamento.

Infelizmente por questões de desorganização ou mesmo de forma intencional muitas empresas acabam permanecendo em faixas de menor cotação de impostos mesmo possuindo um faturamento incompatível com a mesma.

Resumidamente a operação combate a sonegação de impostos, promovendo assim uma concorrência mais leal entre as empresas do mesmo ramo. Por exemplo, uma empresa que iniciou suas atividades a pouco tempo e possuí um faturamento modesto acaba contribuindo com uma porcentagem de impostos inferior a uma empresa que já possuí um faturamento mais expressivo, promovendo assim uma concorrência mais justa.